26 de fevereiro de 2009

Deliberações da II Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente de Goiás

Por meio dessa singela carta, nós, delegadas e delegados da II Conferência Estadual Infanto – Juvenil pelo Meio Ambiente de Goiás, expressamos nosso sentimento de honra por fazer parte deste processo de aprendizagem. Durante a conferência vivenciamos novas experiências e com isso adquirimos novos conhecimentos.

Agradecemos a todas as instituições presentes no processo de organização e realização da conferência; em especial à Comissão Organizadora Estadual coordenada pela Secretaria Estadual da Educação, através do núcleo de Educação Ambiental. A todas essas e demais pessoas que somaram para realizar esta conferência, nos proporcionando vontade de lutar pela causa ambiental e assim nos garantindo maior visibilidade da situação em que o planeta está.

Durante os três dias em que estivemos nesse ambiente mágico de construção, sentimos o desejo sincero de reflorestar ambientes degradados, utilizar os 5 Rs, criar as COM-VIDAs, reconstruir ambientes naturais em áreas de convivência, sensibilizar a população local de nossos municípios e promover coletas seletivas com destino apropriado. Com determinação e empenho, nós nos comprometemos a criar Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente em nossos municípios que ainda não tem e fortalecer outros já existentes com a nossa atuação.

Viemos de lugares variados, tanto em diversidade cultural quanto em situações contraditórias, e estamos retornando com um objetivo construtor e revolucionário:

1- Vamos zelar dos bens naturais e materiais da escola, cuidando do ambiente do qual fazemos parte, diminuindo a produção de lixo e praticando os 5Rs, transformando a escola num espaço ambientalmente saudável.

2- Vamos trabalhar para manter a exuberância do Cerrado, evitando as queimadas, e tornando a nossa escola um espaço de envolvimento da comunidade.

3- Vamos promover palestras nas escolas para melhorar a qualidade de vida na nossa comunidade, sensibilizando todas as pessoas para a preservação das nascentes e o reflorestamento das áreas degradadas.

4- Vamos motivar as pessoas a compreender a importância da água para sobrevivência de todas as espécies que habitam o planeta, aplicando soluções de modo individual e coletivo para o consumo sustentável da água em nossa comunidade.

5- Vamos assumir nossa responsabilidade de cuidar do ambiente onde vivemos, informando aos agricultores sobre a necessidade de evitar as queimadas, usando métodos adequados de plantio para manter a fertilidade do solo.

6- Vamos utilizar as fontes de energia de modo sustentável e equilibrada em casa, na escola e nos espaços da comunidade, apagando as luzes e desligando os aparelhos que não estão sendo utilizados.

7- Vamos utilizar nossos meios de comunicação para orientar e repassar nossos conhecimentos com o intuito de modificar as ações humanas que ameaçam a biodiversidade: desmatamento, tráfico ilegal de animais, poluição ambiental, ocupação de grandes áreas florestais, uso excessivo de recursos naturais, desperdício de água e uso exagerado de agrotóxicos.

8- Vamos assumir uma atitude que promova uma sociedade justa e equilibrada que valorize a vida no Cerrado.

Vamos juntos com a juventude de Goiás, firmar todos nós que amamos o Cerrado, os compromissos aqui declarados!

Delegados e Delegadas da II CEIJMA-GO

Nenhum comentário: